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Beneficios.pt

Blog sobre bons hábitos alimentares e benefícios dos alimentos. Aprenda a cuidar da sua saúde.

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Sab | 09.09.17

Benefícios do Limão

Ricardo

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O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

 

Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

 

Confira o que essa frutinha pode fazer por você:

 

Ajuda a digestão.  O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição  é semelhante à da saliva e fluidos digestivos.  Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.

 

Reduz o risco de câncer de esôfago: O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de câncer de esôfago. 

 

Melhora o humor e reduz a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.

 

Ajuda a manter o peso: Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida.

 

Fortalece o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões contem também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.

 

Equilibra os níveis de pH do sangue: Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos.Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.

 

Melhora a aparência da pele: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.

 

Refresca o hálito: Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão com água.

 

Trata garganta infeccionada: O limão é uma excelente fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com frequência.

 

Evita o envelhecimento precoce: Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contem vitamina A, e  E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.

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Sab | 09.09.17

Benefícios de beber água

Ricardo

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Dependendo do tamanho, o corpo é composto por 55 a 78% de água. O consumo de água é extremamente importante e benéfico para a saúde pois não contém calorias, gordura, açúcar ou hidratos de carbono.

 

A água ajuda a manter o corpo hidratado, o que é essencial, pois quase todas as células do corpo necessitam de água para funcionar correctamente.

Estes são os principais benefícios associados ao consumo de água:

 

1.Alivia a fadiga


Se costuma sentir-se cansado, é muito provável que seja devido ao pouco consumo água, factor que faz com que o seu corpo não funcione correctamente . Na verdade, a fadiga é um dos primeiros sinais de desidratação.

 

Quando há menos quantidade de água no organismo há uma redução do volume de sangue. Isto faz com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue para a corrente sanguínea, assim como que outros órgãos importantes deixem de trabalhar de forma eficiente. Assim, o consumo de água potável pode ajudar o seu corpo a funcionar melhor e a reduzir a fadiga.

 

2.Melhora o humor


A desidratação, por muito leve que seja, pode afectar negativamente o seu humor e a capacidade de pensar.

 

A cor da sua urina é um bom indicador do nível de hidratação. Quanto mais leve a cor, melhor o nível de hidratação e vice-versa.

 

3.Alivia dores de cabeça e enxaquecas


Se tem uma dor de cabeça ou enxaqueca, a primeira coisa que pode fazer para obter algum alívio é beber muita água. Dores de cabeça e enxaquecas são frequentemente causadas pela desidratação.

 

4.Ajuda na digestão e previne a obstipação


A água também melhora o funcionamento do tracto gastrointestinal. A falta de água no corpo resulta, na maior parte das vezes, em obstipação. O cólon retira água a partir das fezes para manter a hidratação, tornando-as assim mais rijas e de difícil evacuação.

 

O consumo de água morna, em particular, é bom para a saúde digestiva.

 

5.Ajuda na perda de peso


Beber dois copos de água antes das refeições pode ajudar a suprimir o apetite e, consequentemente, ajudar quem está a tentar perder peso. Quando bebe água, enche o estômago e reduz a tendência de comer mais.

 

Além disso, ajuda a aumentar a taxa com que o corpo queima a gordura e promove a desagregação e a eliminação das células de gordura.

 

A água é também um óptimo substituto para bebidas de alto teor calórico, como o álcool e refrigerantes açucarados que muitas vezes contribuem para o ganho de peso.

 

6.Elimina as toxinas


A água é excelente para desintoxicar o organismo, pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo, principalmente através do suor e urina.

 

Promove também a função renal e reduz  a probabilidade de vir a desenvolver pedras nos rins, diluindo os sais e minerais em urina.

 

Assim, recomenda-se que beba a quantidade de água que o seu corpo necessita. Como a quantidade de água necessária ao organismo tende a variar de uma pessoa para outra, geralmente é sugerido beber sempre que sente sede e também incluir alimentos com alto teor de água na sua dieta.

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios do Abacate

Ricardo

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Apesar de ser um fruto composto essencialmente por gordura, não se deixe enganar, pois é mesmo uma mais-valia na sua dieta. Conheça alguns dos benefícios do abacate.

 

Emagrecimento. O abacate ajuda não só à manutenção do peso saudável como também à perda da gordura em excesso, não por se pobre em calorias, mas precisamente pela elevada quantidade de gorduras “boas” que contém. Como snack ou adicionado às suas saladas, o abacate fará toda a diferença no que toca à redução do apetite por muito mais tempo, com a vantagem de fornecer gorduras mono-insaturadas que ajudam à digestão e absorção de nutrientes.

 

Tensão arterial. Fonte generosa de potássio, um mineral importante no metabolismo, no controlo da tensão arterial e na contração muscular.

 

Colesterol. Este “super” fruto tem características únicas devido ao seu teor de gordura ímpar: gordura mono-insaturada. Apesar de poder parecer, à primeira vista, contraditório por ser um alimento gordo, o consumo regular da sua gordura saudável é cientificamente comprovado como vantajoso na redução do colesterol-LDL, ou “mau-colesterol”.

 

Anti-envelhecimento. Fonte de vitamina C, substância que atua na metabolização do colagénio, e outros antioxidantes, retarda o envelhecimento da pele.

 

Diabetes. Melhora a saciedade ao longo do dia e auxilia no controlo da glicémia, particularmente importante para quem sofre de diabetes

 

Imunidade. Vitaminas A, C e E, glutationa e outros polifenóis abundantes no abacate, conferem-lhe extraordinária acção anti-inflamatória e modeladora do sistema imunitário, contribuindo para a neutralização dos danosos radicais livres.

 

Memória. As suas gorduras saudáveis estimulam a normal circulação sanguínea, aumentando a capacidade de concentração e melhorando a memória.

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios do Chá branco com limão e gengibre

Ricardo

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Chá Branco com Limão e Gengibre

 

Ingredientes: Chá branco Pai Mu Tan, chá verde, erva-príncipe, pedaços de gengibre, cascas de limão e aromas naturais a citrinos.

Excelente chá digestivo, fonte de vitamina C, diurético e purificante, anti-gripal

 

Propriedades do chá branco: Acelerador do metabolismo, diurético, desintoxicante e favorece a perda de peso. Várias pesquisas têem demonstrado que o chá branco possui as mesmas propriedades do chá verde embora, no caso do chá branco a concentração de catequinas ( anti-oxidante natural) seja bastante mais elevada do que no chá verde. Além disto, o chá branco possui um sabor mais suave do que o chá verde.

 

Temperatura aconselhada da água: 60-80º (quando aparecem as primeiras pequenas bolhas de ar na água)

 

*Tempo de infusão: 1 - 3 minutos

 

*Quantidade recomendada: 1 colher de chá por pessoa. Aprox. 2 grs / chávena

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios das lentilhas

Ricardo

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Beneficios das Lentilhas – As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.

 

Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido o seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.

 

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão e, por isso, basta cobrir as lentilhas com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou com arroz.

 

Beneficios das Lentilhas

lentilha é rica em proteína e contém menos gordura e calorias do que proteínas animais. Uma porção de meia xícara de lentilha cozida oferece cerca de 9 gramas de proteína, o que ajuda a criar tecido muscular magro. Embora a lentilha seja rica em proteína, a proteína é incompleta. Isso quer dizer que a lentilha não oferece todos os 20 aminoácidos essenciais que o corpo precisa.

Para conseguir todos os aminoácidos que você precisa, coma outras proteínas vegetais, incluindo feijão, arroz integral ou feijão frade durante o dia. Você não tem que comer proteínas incompletas juntas na mesma refeição.

 

Informação nutricional da lentilha

(Componentes Quantidade por 100 g de lentilhas)

Energia – 127 calorias
Proteínas – 5 gr
Gorduras – 0,4 gr
Hidratos de Carbono – 25,9 gr
Fibras – 3,2 gr
Vitamina B1 – 100 mcg
Vitamina B2 -120 mcg
Vitamina B3 – 0,9 mg
Vitamina C – 16,8 mg
Zinco 5 – mg
Cálcio – 18 mg
Fósforo 71 mg
Ferro – 2,4 mg

 

Corresponde, também, a uma fonte considerável de ferro, cujas necessidades estão particularmente aumentadas em grupos de risco da sua deficiência, como as grávidas, lactentes, crianças e adolescentes e, também, mulheres menstruadas, devido às perdas sanguíneas.

ferro é um componente da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e também integra os principais complexos enzimáticos para a produção de energia.

 

A lentilha engorda?

 

O consumo de lentilha está associado a dietas de emagrecimento. No entanto, se consumir grandes quantidades, como 2 chávenas por dia,a lentilha engorda como qualquer outro alimento calórico, já que estará adicionar 460 calorias a sua dieta.

 

A maneira mais provável em que a lentilha engorda é no caso de adicionar pedaços de bacon ou muita gordura durante a preparação. Nesse caso, você não estará simplesmente comendo lentilhas e sim lentilhas com gordura. É possível que somente uma chávena de lentilhas tenha mais de 500 calorias neste versão com gordura.

 

Além da lentilha não engordar, ela possui altos níveis de ácido fólico e magnésio, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, sendo um óptimo alimento para quem quer cuidar do coração.

 

Beneficios das Lentilhas

 

O alto teor de fibras e hidratos de carbono presentes na lentilha ajudam a regular o açúcar presente na corrente sanguínea e diminui a absorção de gordura, reduzindo o colesterol. Para pessoas com diabetes a lentilha é um alimento muito bom, uma vez que, ajuda a controlar o açúcar no sangue.

 

Para as mulheres, a lentilha possui uma substância que tem acção semelhante as hormonas femininas, ajudando na redução dos sintomas da TPM. Mas a lentilha deve ser evitada para quem tem acido úrico elevado, pois ela faz aumentar as purinas, provocando crises de gota.

 

Beneficios das Lentilhas

 

 

 

A Lentilha ajuda a ganhar massa muscular?

 

É claro que ajuda, todos sabemos que para ganhar massa muscular, além de ir ao ginásio devemos, ter uma alimentação rica em proteínas, para que a hipertrofia aconteça.

Assim sendo, se observarmos a tabela nutricional acima, podemos verificar que a Lentilha possui quantidades significativas de proteína numa porção de 100 gramas.

Mas como a grande maioria dos vegetais, a Lentilha não possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita, formando uma proteína incompleta.

Para solucionar este pequeno problema basta adicionar outro vegetal a sua alimentação, como o arroz integral por exemplo.

 

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios do feijão preto

Ricardo

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O Feijão Preto é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro mas tambem muito rico em fibras, ácido fólico, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, juntamente com inúmeras outras vitaminas e minerais.

 

O Feijão Preto é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro mas tambem muito rico em fibras, ácido fólico, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, juntamente com inúmeras outras vitaminas e minerais:

 

Combina com arroz..

Quando combinado com o arroz integral obtemos todos os 8 aminoácidos essênciais, aqueles que o nosso corpor não consegue sintetizar e tem que obter através da alimentação. Essa é uma das razões do feijão preto ser tão incluído nas dieta vegetariana.

 

Manutenção do sistema digestivo..

A elevada quantidade de proteína e fibra no feijão preto ajuda a mover os alimentos através do estômago e intestino grosso, a um ritmo mais saudável.

Apoia o equilíbrio ideal das populações de microrganismos necessários para um sistema digestivo saudável.

 

Regula os níveis de açucar no sangue..

O movimento constante das proteínas e fibra através do sistema digestivo permite uma melhor digestão dos alimentos e ajuda a reduzir os extremos em relação à absorção de açúcar simples no trato digestivo.

Um excesso de açucares simples numa só refeição produz um pico de açúcar no sangue indesejado e que leva muitas vezes à obesidade e outros problemas de saúde, adicionar feijão preto às suas refeições ajuda a controlar estes picos de açucar no sangue assim como a evitar “quedas desreguladas” dos níveis de açucar, tambem elas detrimentais para a saúde.

 

Saúde Cardiovascular..

O feijão preto é abundante em fibras solúveis, que é especificamente o tipo de fibra muito útil na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Riscos reduzidos de doenças coronárias e ataques cardíacos ambos têm sido associados com o aumento do consumo de fibras solúveis, particularmente de origem leguminosa.

 

Antioxidante..

O feijão preto contem uma grande variedade de antioxidantes e anti-inflamatórios que combatem as doenças cardiovasculares.

Proteção antioxidante e anti-inflamatória é particularmente importante para o sistema cardiovascular.

Quando os vasos sanguíneos são expostos ao stress oxidativo excessivo ou à inflamação, o risco para o desenvolvimento de doenças é consideravelmente mais elevado.

A prevenção do stress oxidativo e da inflamação reduz o risco de adquirir a maioria das doenças cardiovasculares.

O feijão preto também é rico em ácido fólico e magnésio, ambos nutrientes altamenta associados com a preservação da saúde cardiovascular.

 

Prevenção..

Considerando-se que o feijão preto contêm pelo menos 8 flavonóides diferentes, cada um com um enorme potencial antioxidante, pelo seu alto teor de fitoquímicos, vários estudos têm relacionado o consumo de feijão preto com risco reduzido de certos tipos de cancro.

Estudos recentes têm sugerido eficácia considerável contra adenoma do cólon, um tumor não-cancerígeno que podem evoluir para o cancro do cólon.

..saúde do Sistema Nervoso..

A vitamina B6, é particularmente abundante no feijão preto. O sistema nervoso depende da vitamina B6 para produzir os aminoácidos que necessita para funcionar.

Para mulheres grávidas uma deficiência em ácido fólico (vitamina B6) pode causar o desenvolvimento inadequado do cérebro do feto e da medula espinhal.

Para além da vitamina B6 o alto teor de ferro contido no feijão preto é particularmente benéfico para mulheres grávidas.

 

Rico em molibdénio..

O feijão preto é uma fonte extremamente rica do molibdénio mineral.

O molibdénio serve para quebrar e desintoxicar sulfitos encontrados em alimentos como saladas e vinhos.

Muitas pessoas são sensíveis aos sulfitos que podem causar taquicardia, dor de cabeça ou desorientação.

Os estudos também sugerem que as deficiências de molibdénio podem ser uma das causas de impotência nos homens mais velhos.

 

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Qui | 07.09.17

Benefícios dos Cogumelos

Ricardo

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Existem os Portobello, os de Paris, os Shiitake, os Porcini… Variedade é que não falta. Noutros tempos, tinham fama de “perigosos”, pela possibilidade de serem venenosos. Nos dias que correm, estão cada vez mais mais na moda. Os cogumelos são saborosos e tÊm muitos benefícios.

 

A influência de outras culturas gastronómicas tem levado ao aparecimento de diversas espécies deste fungo nas prateleiras dos nossos supermercados. E ainda bem. Se pararmos para pensar, a verdade é que os cogumelos podem ser confeccionados das mais variadas formas. Servem para omelete, desenrascam uma massa, acompanham carne e ainda se recheiam com queijo. Para além de versáteis, são ainda muito nutritivos para o nosso organismo e pouco calóricos. Sabia que uma chávena de cogumelos brancos, crus, têm apenas 15 calorias? Sendo que a essa mesma quantidade tem zero gramas de gordura e 2,2 gramas de proteína. Por isso já sabe, pode abusar deste ingrediente sem pesos na consciência.

 

E os benefícios não se ficam por aqui:

 

  1. São ricos em vitamina D
    Algumas espécies deste alimento são ricas em ergosterol, o que estimula a produção de vitamina D quando combinada com exposição à solar. Este micronutriente é importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, e para a imunidade.
  2. São fonte de ácido Fólico
    Os cogumelos têm três vezes mais quantidade de ácido fólico que os bróculos e espinafres. É por isso importante o seu consumo para prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.
  3. Alto teor de fibra
    O elevado teor de fibra e proteínas ajuda na gestão do peso pois conferem saciedade sem um elevado número de calorias e de lipídos.
  4. São antimicrobianos
    O sistema imunitário fica fortalecido com a ingestão diária deste fungo. Os cogumelos estimulam as células de defesa do organismo conferindo maior imunidade a vírus, constipações ou gripes.
  5. São antioxidantes
    Os cogumelos têm um grande poder antioxidante que ajuda o organismo a proteger-se dos radicais livres. A pele mantém-se, assim, com um aspecto mais saudável, retardando o envelhecimento.

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Ter | 05.09.17

Benefícios da Alfarroba

Ricardo

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A alfarroba é um arbusto castanho escuro que pertence à família de ervilha e é nativo dos países do Mediterrâneo. Os seus benefícios têm sido conhecidos e utilizado há mais de 4000 anos. As cascas de alfarroba e as suas frutas secas, também conhecido como sementes de alfarroba, são consumidos em muitos produtos diferentes; mais comumente para substituir o chocolate.

 

Este superalimento é geralmente transformado em farinha, o que pode ser um substituto ideal para o cacau, perfeito para ser utilizado em snacks, cereais e bebidas. Ele também pode ser transformado em xarope e utilizado noutros alimentos cozidos.

 

As vantagens de substituir o chocolate pela alfarroba são imensas:

 

• Contém menos calorias e menos gordura, proporcionando proteínas e fibras que não encontra no chocolate.
• É rica em antioxidantes e nutrientes, evitando os danos dos radicais livres e ajudando a prevenir certos tipos de cancro (cancro cervical especificamente).
• Pode evitar excessos por saciar a hormona que informa o organismo de que está com fome.
• Acredita-se que ajuda a reduzir os níveis de colesterol mau; tem fibra dietética que pode melhorar os níveis de colesterol bom e de lipoproteínas de alta densidade.
• É naturalmente rica em cálcio, essencial para ossos e dentes saudáveis.

 

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Ter | 05.09.17

Benefícios da Granola

Ricardo

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A granola é uma mistura de cereais com frutos secos, tipicamente consumida misturada com iogurte ou leite.

 

Os benefícios da granola incidem principalmente no favorecimento do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Isto porque é um alimento rico em fibra, composto basicamente por aveia. Devido ao elevado teor de antioxidantes, a granola possui também outros benefícios para a saúde, tais como:

  • Promove o rejuvenescimento da pele;

  • Diminuir o risco de desenvolvimento de câncro;

  • Previne doenças cardiovasculares.

Além disso, a granola é um aliado na perda de peso, pois as fibras presentes nos cereais integrais da granola ajudam a manter a sensação de saciedade por retardarem o processo de digestão. Embora alguns ingredientes da granola possam ser mais calóricos, como as castanhas, a energia vem acompanhada de inúmeros benefícios para o organismo. Esta é a razão pela qual pessoas em dietas de redução de peso continuam a consumir granola. É importante deixar claro que este benefício não existe em cereais repletos de açúcares e gorduras prejudiciais.

 

Para ter todos esses benefícios da granola basta comer uma porção de 30 g todos os dias, por exemplo ao pequeno almoço. 

 

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Ter | 05.09.17

Benefícios do Bulgur

Ricardo

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Sabia que...

 

O bulgur é obtido a partir dos grãos de trigo? Quando começam a germinar, estes grãos são pré-cozidos, secos e partidos, para posterior uso na alimentação humana.
O bulgur é feito cozinhando grãos inteiros em água, secando-os para que o interior fique vítreo e duro. Depois estes grãos são humedecidos de modo a fortalecer a camada exterior de farelo de trigo para, posteriormente, bater ou moer e, por fim, remover o farelo de trigo e o gérmen e deixar o endosperma em pedaços grossos.

Esta preparação antiga de trigo, continua a ser bastante consumida na África do Norte e no Médio Oriente.

 

 

Os principais benefícios do bulgur associados aos seus nutrientes são a presença de:

 

  • Fósforo que contribui para a manutenção de ossos e dentes normais;
  • Magnésio e potássio que contribuem para o normal funcionamento muscular;
  • Niacina e tiamina que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia;
  • Ferro e zinco que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Sugestão de utilização
Cozinhe o bulgur no dobro da água. Acrescente o bulgur após a água estar a ferver e deixe cozer durante cerca de 10 a 15 minutos, tapado. Após cozer, deixe repousar 10 minutos antes de o consumir.

O bulgur apresenta-se como mais uma opção para variar o tipo de cereais que consome no seu dia alimentar.

 

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